quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Inicios de época.



O Porto está a começar a época como começou a época passada; a jogar mal, a tropeçar e a enervar os adeptos em casa. O Benfica está a começar a época como começou a anterior: a jogar bem, depois da primeira escorregadela, e a chegar aos lugares cimeiros. Claro que existe uma diferença. Este ano o Benfica está a jogar melhor e chegou antes ao primeiro lugar. Na verdade o Benfica é o clube que, a par com o Braga, está a jogar melhor futebol em Portugal. É uma equipa orientada para o espectáculo e isto é o melhor elogio que se pode fazer a uma equipa de futebol. Quanto ao Sporting não se percebe o que está a acontecer, ou então não se percebe como é que conseguiu os resultados dos anos anteriores.
O Porto está colado aos lugares cimeiros e se tudo correr bem por ali se manterá. Mas caso não consiga ter novamente fio de jogo, arrisca-se a qualquer coisa menos agradável. A equipa deve ser recordista mundial de falhanços á boca da baliza e isto indica maus estado psicológico e falta de confiança dos jogadores. Quanto menos jogarem em casa melhor, porque o público portista é de uma exigência que de vez em quando não é lúcida, parafraseando Jesualdo Ferreira. Quando as coisas não correm bem aos jogadores, seja por que razão for, pressioná-los com assobios e impropérios que não são o melhor factor motivacional. Claro que não somos os únicos a faze-lo – o Luisão nem deve acreditar na recepção de que é alvo, pela primeira vez na sua carreira no clube - mas penso que é um atestado de estupidez que passamos a nós mesmos. Jogar em casa deve ser um deleite para os jogadores, um local onde serão apoiados e acarinhados pelos seus adeptos. Mas, desde há um ou dois anos, o Dragão converteu-se no local a evitar para a equipa portista quando não estão na melhor forma. Pelo menos fora de casa não são tão assobiados…
Quanto ao Benfica, assiste-se a uma “vontade nacional” em o sagrar campeão, o que aliado á sua boa forma e inegável bom futebol, o tem tornado invencível cá dentro. Lá fora é outra história! O problema é que mesmo jogando quase sempre um excelente futebol, a equipa já teve dois ou três jogos em que não jogou tão bem ou cometeu erros clamorosos que, presumivelmente, lhe tirariam pontos (ex. Setúbal). Mas nestas circunstâncias é que se vê que alguém – ou muitos alguéns – não quer deixar cair o Benfica, acrescentando um factor externo que desvirtua a concorrência. O Porto jogou melhor do que o Braga (embora não tenha jogado bem) mas perdeu. Se não o tivessem deixado perder estaria um ou três pontos á frente. Frente ao Setúbal, aquele penalti inventado perto do fim, foi a vontade de não deixar cair a equipa que tão bem tem jogado este ano. E não foi o único caso. E começa a ser preocupante.
Em relação ao jogo com o Nacional, dizem os entendidos, que embora o penalti que deu o 3-1 ao Benfica tenha sido inexistente, a vitória por 6-1 retira pretensões a quem quer insistir neste penalti como factor decisivo. Ora se tomarmos, a título de exemplo, o jogo do Porto - Académica, vemos que até o Porto marcar o primeiro golo aos 60 e tal minutos, quase não existiram remates e que se afigurava credível, a quem quer que estivesse a assistir ao jogo, que este poderia terminar sem golos. No entanto, a partir do momento em que foi marcado o primeiro, foram marcados mais 4. O primeiro golo desbloqueou o impasse. No jogo da Luz foi a mesma coisa. Ao intervalo estava o Benfica a ganhar por 2-1 e o Nacional atacava e criava oportunidades claras. O jogo estava dividido e o resultado incerto. Quando é marcado o penalti destabilizou-se completamente o Nacional. Não só se marcou um 3-1 irregular que tornou a reviravolta muito mais difícil, como o sentimento de injustiça que acompanha estes lances também afectou a equipa prejudicada. Se juntarmos a isto a melhor qualidade atacante dos jogadores do Benfica e o “extra” motivacional do penalti convertido, estes soltaram-se, enquanto o Nacional se tolheu.
Estou preocupado com esta passadeira rolante que se move debaixo dos pés do Benfica esta época. Não é a primeira vez que o vemos e até já provamos os seus resultados, estes empurrões ao “campeão da transparência”. Para os que gostam de ver nas entrelinhas, não foi estranho ver o “Ferrari” no jogo do Braga a preparar o assalto ao primeiro lugar. O facto de o Benfica estar a jogar bem e recomendar-se – esta época – não significa que deva ser ajudado. Cada um deve bastar-se a si próprio, mas pelo que já se viu, na época passada, um árbitro que se meta com o Benfica fica na jarra e passa a apitar jogos das Distritais e afins.
Um amigo meu benfiquista, pessoa que – aparte o pendor clubista – é gente de bem e sensato, disse-me o seguinte quando partilhei com ele estas preocupações: “Olha meu caro, espero que ao chegar a Maio todos se queixem imenso dos penaltis e das ajudas. Eu quero lá saber, eu quero é ser campeão!” Humm! Devo estar preocupado?

Sem comentários:

Enviar um comentário