segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A ostentação do nada.



O Benfica chegou ao Porto ostentando, mais uma vez, a indecorosa ligação que tem aos meios do poder em Portugal. Rodeado de medidas de segurança que ultrapassaram a da maioria dos chefes de estado que visitam o nosso país, o autocarro provocou alterações de transito na maior autoestrada portuguesa e na cidade a que se dirigia. O Porto viu avenidas e ruas fechadas para que uma mera equipa de futebol se dirigisse para um hotel.
Todos nós pagámos esta protecção inacreditável, que envolveu centenas de homens das forças de segurança e mesmo um helicóptero que vogava em cima do Dragão para detectar desacatos, tal como pagámos anteriormente estádios de futebol, equipas de investigação e Ministério Público, compra de dívidas por parte do estado, e outras mordomias que esse clube goza, diferentemente dos outros.
Foi também um insulto à cidade do Porto, porque fomos tratados como uma espécie de ninho de terroristas, com a nossa vida alterada, impedidos de ir por onde quiséssemos, e tudo por causa de uma equipa de futebol, torno a dizer. Como se não existisse sempre alguma violência - muita da qual por culpa de declarações incendiárias de dirigentes - sempre que alguma equipa grande visita a outra. Como se no ano passado não nos tivessem incendiado uma camioneta em Lisboa, apedrejado carros de portistas que tiveram que ir ao Jamor ou tentado agredir o presidente do Porto em Lisboa. Vidros partidos, então, já fazem parte dos custos de deslocação. Acabar com a violência, sim, mas não fingir que ela só existe para um dos lados.

A resposta foi à altura no único terreno legitimo para uma equipa de futebol: no estádio. E para quem nos acusa de sermos violentos, ontem foi uma autentica chapada de mão aberta.



Notas diversas:

a) Desde a TSF á SIC, ouvi ontem imensos apelos dos comentadores para que o Porto saiba ganhar, porque é tão importante saber ganhar como perder. Embora concorde completamente, não me lembro é de ouvir, alguma vez, semelhantes apelos depois de o Benfica ganhar.
b) Estou curioso para ver qual o nível de segurança que vamos ter quando nos deslocarmos ao estádio da Luz.
c) Sempre quero ver o que é que o Vítor Pereira vai dizer na Terça-Feira.



Sem comentários:

Enviar um comentário